Predialtech - Manutenção Predial

Manutenção Predial

A manutenção predial é a prática responsável por cuidar do funcionamento de toda a infraestrutura de um edifício, com cuidados com os sistemas construtivos como estrutura, impermeabilização, instalações hidráulicas e elétricas, fachada, revestimentos externos em geral, esquadrias, revestimentos internos, elevadores, climatização, exaustão mecânica, ventilação, coberturas, telhados, AVCB e SPDA.

Através da manutenção predial é possível manter todos os serviços do prédio funcionando como se fossem novos. Uma simples pintura periódica que mantém o visual atrativo, ou por ações mais profundas como a troca de componentes para evitar uma pane elétrica do quadro de energia.

Essas ações fazem com que o edifício seja preservado, a segurança esteja garantida, além de gerar uma economia aos condôminos, uma vez que antecipar um problema tende a ser mais econômico.

Os cuidados adotados na manutenção predial trazem benefícios significativos para os condomínios.

A manutenção predial deve estar prevista no planejamento dos condomínios instituído pelos administradores. Este tipo de ação preventiva está fixada pela norma NBR 5674. 

Ela se dá a partir da inspeção técnica que analisa os parâmetros responsáveis por assegurar resultados satisfatórios no funcionamento das edificações.

Deve ser feito por profissionais capacitados e habilitados que sejam experientes no controle de qualidade dos serviços e possam fazer a análise.

Vale ressaltar que todas as ações devem constar no cronograma instaurado pela administração do condomínio.

Este cronograma é feito com base no Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações, instituído pela NBR 14037 que é entregue pela construtora.

Certifique-se de estar em posse de todos os documentos necessários para o gerenciamento das contas do condomínio.

Para evitar a perda de desempenho de qualquer função oferecida pelo condomínio por conta da deterioração de seus componentes, trace um plano de prevenção seguindo os seguintes aspectos:

  1. Inspecione instalações hidráulicas (bombas, infiltrações, caixa d’água, caixas de passagem de esgoto e gordura);
  2. Examine elevadores e a sala de máquina, assim como as instalações elétricas relacionadas;
  3. Verifique as instalações de gás;
  4. Inspecione os equipamentos e sistemas de segurança;
  5. Verifique a integridade da cobertura (componentes, vedações, fixações);
  6. Verifique instalações elétricas (conexões e estado dos contatos elétricos e seus componentes);
  7. Inspecione as áreas comuns (piscinas, playground, sauna, salão de festas, jardins);
  8. Efetue a limpeza da fachada.

 

Serviços de manutenção predial corretiva

Ao contrário da manutenção predial preventiva, a corretiva serve para corrigir as falhas ou os desgastes nos equipamentos e instalações. É uma atuação reativa, que determina a ação de manutenção somente depois da falha.

Devido a essa característica, ela possui um alto custo. O tempo de paralisação do uso do equipamento é maior, o material deve ser comprado em situações de emergência (o que impede a procura pelo melhor preço), bem como a contratação de mão de obra.

Alguns serviços de manutenção predial corretiva são:

  • Impermeabilização de piso após detectada infiltração;

  • Conserto de vazamento de água;

  • Substituição de peça de elevador, que parou de funcionar corretamente;

  • Reparo de fissuras e rachaduras na estrutura do edifício.

Todos os nossos procedimentos de execução são baseados nas normas da ABNT conforme o IBAPE/SP com o objetivo de garantir o cumprimento íntegro de nossa obrigação contratual.

Quando você se conecta conosco, você vive o melhor da nossa experiência.


Saiba mais