Predialtech - Manutenção Predial

Retrofit de Elétrica é um processo que consiste em modernizar as estruturas elétricas de uma edificação e conservar a estrutura original do prédio, substituindo elementos antigos, obsoletos ou inadequados, e acrescentando materiais e equipamentos modernos.

Retrofit de Elétrica tem o objetivo de atualizar o sistema elétrico do local, que é recomendado quando equipamentos e dispositivos do local se encontram expostos ou em estado de decomposição – situações que resultam em quedas de disjuntores, curtos-circuitos, gasto de energia elétrica desproporcional, queima de aparelhos elétricos e eletroeletrônicos. Estruturas elétricas antigas, sofrem com sobrecarga na rede, oferecem reais riscos de incêndio e choques em situações extremas. A substituição de componentes e infraestrutura da instalação por novas e mais seguras tecnologias é realizada com o retrofit de elétrica. Além de ser de extrema importância para a segurança das pessoas que vivem no local, a realização do retrofit de elétrica é também recomendada para que o edifício passe a estar em conformidade com as normas e leis referentes à energia elétrica atuais, sem o risco de receber multas.

Além da substituição de cabos elétricos, disjuntores e novas configurações destes, fazem parte do retrofit de elétrica também a troca de elementos antigos por novos, que garantem maior economia de energia elétrica. Um exemplo é a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. E para garantir ainda mais a segurança do local, o retrofit de elétrica prevê que todos os circuitos elétricos presentes sejam aterrados, sem o uso de nenhum tipo de instalação precária

Aplicações mais usuais do Retrofit de Elétrica

  • Enquadramento na NR 10

Análise das condições locais e intervenção no painel existente, de modo que este atenda às diretrizes de segurança estabelecidas na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Enquadramento na ABNT NBR 5410

Análise das condições locais e intervenção no painel existente, de modo que este atenda às diretrizes técnicas e de segurança estabelecidas na norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • Ampliações de Painéis Existentes

Ampliações internas com inserção de novos componentes e dimensionamento de barramentos ou externas com fabricação e acoplamento de novas colunas compatíveis com as existentes.

  • Substituição de Componentes

Muitas vezes os componentes que precisam ser substituídos em painéis existentes não estão mais disponíveis no mercado ou são de capacidades diferentes do componente existente. Nestes casos, a Divisão Elétrica Sistemas de Energia desenvolve os acessórios necessários sob medida, executando a adequação sem improvisos.

  • Aumento de Capacidade

Em casos específicos onde não há mais espaço físico suficiente para a criação de novos painéis, com novos alimentadores, a Divisão Elétrica Sistemas de Energia executa a recapacitação do painel, aumentando a capacidade dos seus barramentos e instalando os novos componentes.

Vantagens do Retrofit divisão elétrica sistemas de energia

  • Todas as adequações são projetadas por profissionais da área de eletricidade e da área de mecânica, com projetos em 3D de peças mecânicas, dispensando improvisos e surpresas no ato da execução.
  • Serviços de campo planejados, com tempo de parada reduzido e garantia de finalização sem maiores contratempos.
  • Serviços realizados por pessoal da Divisão Elétrica Sistemas de Energia, devidamente treinados de acordo com a NR 10.