Retrofit de
Fachada

Predialtech - Manutenção Predial

O Retrofit de fachada tem sua origem na Europa e tem ganhado espaço no contexto nacional. A técnica tem o objetivo de valorizar o imóvel e modernizar a fachada, preservando aspectos históricos do edifício tornando possível uma utilização adequada do prédio, respeitando limitações físicas estruturais e aumentando sua vida útil.

Retrofit de fachada é um conceito que está cada vez mais consolidado em condomínios antigos. A ideia é simples: consiste em conservar a estrutura original do edifício, acrescentando a ela materiais e equipamentos modernos. Dessa forma há incremento real no valor do patrimônio e melhora também na qualidade de vida de quem mora e/ou trabalha no local.

Predialtech - Manutenção Predial

Como funciona e quando é recomendado

Conceito

O Retrofit de fachada difere substancialmente da simples restauração, que consiste na restituição do imóvel à sua condição original, ou da reforma, que visa à introdução de melhorias, sem compromisso com suas características anteriores.

O Retrofit de fachada tem o objetivo de revitalizar antigos edifícios, aumentando sua vida útil, por meio da incorporação de tecnologias modernas e utilização de materiais avançados.

A demanda para o Retrofit de fachada aumentou nos últimos anos não apenas por causa da preocupação crescente com o patrimônio histórico, como também por ser uma opção de conservação e melhoria do patrimônio em áreas de potencial construtivo esgotado, como as regiões centrais de algumas metrópoles.

Por outro lado, além de ter custos mais atraentes em relação à construção, na maioria dos casos, o Retrofit de fachada apresenta vantagens em relação à reforma ou restauração, pois combina características destes dois, trazendo avanços tecnológicos sem desfigurar os projetos arquitetônicos originais.

Recuperação de fachada

Um dos problemas é o erro de planejamento previsto x realizado das construtoras que como conseqüência traz a  necessidade de entrega rápida, falta de manutenção ou falha construtiva, levam a condomínios procurarem pela restauração de fachadas tanto em revestimentos cerâmicos quanto argamassa.

Nos últimos anos a necessidade de restauração de fachadas vem aumentando, devido à idade avançada de edifícios e ainda devido a técnica do retrofit, que tem por definição a modernização da fachada.

Para realização de recuperação de fachadas e sua modernização, a Predialtech – Manutenção Predial realiza um levantamento de todas as anomalias e falhas existentes como a anomalia Funcional Originária da degradação de sistemas construtivos pelo envelhecimento natural e, conseqüente, término da vida útil. As recomendações técnicas para as anomalias e falhas constatadas na inspeção predial serão apresentada de forma clara e simplificada, possibilitando ao gestor, síndico ou proprietário a fácil compreensão.

Quando fazer

A recuperação reduz custo em comparação a uma construção nova. Uma edificação histórica, essa intervenção cria condições para novas funções e facilita o seu uso. O Retrofit de fachada exige que se encontrem soluções integrais com os demais sistemas construtivos como instalações, elevadores, proteção contra incêndio e outros itens. O Retrofit de fachada deve buscar a eficiência, pois é mais difícil do que iniciar uma obra, por conta das limitações físicas da antiga estrutura.

Modernização da fachada

Pode ser feita uma alteração radical, como a colocação de estruturas metálicas ou a troca de vidros e janelas. Alterações mais simples, como a mudança da pintura ou a troca de tintas por pastilhas (e vice-versa) também podem ser consideradas Retrofit. O objetivo dessas intervenções é estético e pode gerar a valorização do imóvel. Para alterar a fachada é preciso aprovação da prefeitura local.